Em 2006 a série Acústico Mtv lançou um dos melhores discos de músicos contemporâneos: O acústico mtv do Lenine, esse grande poeta pernambucano que encanta gerações com sua musicalidade e poesia carregadas da influência da Mpb e de suas raízes nordestinas!
O trabalho rendeu um cd e um dvd, como é de costume, mas abordarei o cd! Produzido pelo próprio cantor e co-produzido por Álvaro Alencar, esse projeto apresenta as canções desse músico que conquista a cada dia mais fãs, sobretudo no universo jovem. O disco é iniciado com a faixa O atirador, da autoria de Lula Queiroga, outro compositor fantástico de Pernambuco. Em seguida, temos um clássico da obra de Lenine: Hoje eu quero sair só, que foi tema de novela, seguida da canção A rede.
Paciência, talvez o maior sucesso de Lenine é executada em seguida com toda a suavidade que sua interpretação pede. Outra canção belíssima do repertório do Lenine vem na sequência: O último pôr do sol, que enfatiza as raízes nordestinas desse grande músico, na levada, letra e arranjo! Na sequência: O homem dos olhos de raio x (com direito à declamação meio rap), Lá e cá e A medida da paixão, essa útlima com a participação de Richard Boná, nas cordas e na versão em francês, num dueto simplesmente sensacional.
Tudo por acaso vem em seguida, acompanhada de Miedo, cantada em português e espanhol em dueto com Julieta Venegas, no acordeão e na voz. Santana, A ponte ( com a participação de Gog em dueto), Dois olhos negros ( com Iggor Cavalera na bateria) e Jack soul Brasileiro encerram o cd. No dvd ainda podemos encontrar as faixas Na pressão, Rua da passagem, O que é bonito, O silêncio das estrelas, Ecos do Âo, Escrúpulo, Leão do Norte e Que baque é esse?.
Como ressaltei, Lenine é um dos grandes cantores, compositor e músico da atualidade. Sua arte é reverenciada por sua geração e por outros músicos veteranos, sobretudo por sua batida, pelas letras bem construídas e por canções com acordes dissonantes, raros em composições atuais de novos músicos.
Um forte abraço a todos!
3 comentários:
[CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP]
Lenine e vc realmente merecem nosso aplauso, bicho !
Abraços
James Lima
www.robertocarlos.vai.la
Considero Lenine um "sinal de esperança" para a música brasileira. Ele não surgiu ao acaso nem consolidou sua carreira sobre bases inconsistentes. Pelo contrário, o sucesso que vem alcançando resulta de muito empenho, criatividade e inovação. Não são todos os que conseguem criar um estilo próprio.
Além de ser detentor de uma voz maravilhosa, Lenine é muito inteligente, o que fez diferença em sua carreira.
Parabéns pelo texto!
Beijos!
Parabéns ao amigo Everaldo pelo constante trabalho neste blog e aproveito para informar o meu:
http://vinyldigital.blogspot.com/
Um abraço, Gustavo.
Postar um comentário